Sensibilidade Dentária


 Situações de sensibilidade dentária, conhecidas profissionalmente como “hipersensibilidade dentinária”, costumam ser bastante desagradáveis para os pacientes acometidos por este problema. 


     Na hora de se refrescar com aquele suco geladinho ou um delicioso sorvete de chocolate, todo o prazer desse momento ser interrompido por uma dor aguda em algum dos dentes é extremamente incômodo. Apesar de, na maioria das vezes, passar logo em seguida, ela é bem incômoda e se não for tratada não vai embora sozinha, causando esse desconforto a todo instante. 


     Embora seja um problema que pode afetar qualquer pessoa é mais frequente em pessoas entre os 20 e os 40 anos, especialmente nas mulheres e em pessoas com periodontite e ainda nos fumantes.

     A severidade deste problema é muito variável, podendo ir desde uma dor aguda e transitória até a uma dor forte e contínua, provocando desconforto físico e psicológico e diminuindo a qualidade de vida e bem estar de cada um.

     A principal queixa é causada pelo estímulo frio, podendo inclusive ser provocada pelo ar que respiramos. A dor também pode ser desencadeada pelo estímulo químico proveniente de alimentos ácidos e doces. O estímulo mecânico normalmente ocorre quando a pessoa esfrega uma área sensível, por exemplo, com a escova de dentes.

      Os dentes tornam-se sensíveis quando a camada interna do dente – a dentina – fica exposta ao meio bucal, quer por desgaste dentário (erosão por desgaste químico e abrasão/atrição por desgaste mecânico), quer por recessão gengival (retração). A dentina é composta por muitos canalículos que, quando expostos e abertos, transmitem estímulos nervosos à polpa (nervo) do dente. A área mais predisposta a este problema é o colo do dente, junto à margem gengival (onde o esmalte é mais fino) e na raiz do dente, desprovida da cobertura de esmalte. 


     Os sintomas podem regredir espontaneamente mesmo sem haver qualquer tratamento, através da remineralização feita pela saliva, que promove o “fechamento” natural dos túbulos da dentina mas que pode regressar pelo desgaste dentário provocado por abrasão (desgaste mecânico) ou erosão (desgaste consumo de bebidas e alimentos ácidos), explicando assim as características cíclicas da sensibilidade dentária.

     Muitos são os fatores que causam sensibilidade dentária, entre eles:

Escovar os dentes com muita pressão: 
Ao longo do tempo a utilização de uma escova dura ou fazer movimentos com muita força pode desgastar o esmalte e provocar recessão gengival levando à exposição da dentina e à sensibilidade.

Cárie dentária junto à margem gengival

Recessão gengival:
À medida em que a gengiva se vai afastando do dente as raízes ficam expostas e como o “cemento” que as cobre facilmente se desgasta, acontece a exposição da dentina causando sensibilidade.

Doença periodontal:
A inflamação gengival pode levar à perda das estruturas que suportam o dente e expor a raiz, e consequentemente a dentina.

Dentes ou restaurações fraturadas:
Esta situação pode causar sensibilidade dentária quer pela exposição da raiz causada pela fratura quer pela acumulação de bactérias nas zonas fraturadas provocando a inflamação da polpa.

Bruxismo (Ranger os dentes):
O desgaste provocado por este problema pode causar atrição dentária e provocar a exposição da dentina.

Presença de placa bacteriana na margem gengival:
A presença de placa na margem gengival contribui para a sensibilidade.

Consumo frequente de bebidas e alimentos ácidos:
O consumo regular de alimentos ou frutas com elevado teor acídico, como citrinos, tomate, pickles, chá, refrigerantes, podem causar erosão dentária e exposição da dentina.

Procedimentos dentários recentes:
A sensibilidade pode ocorrer após procedimentos odontológicos. Esta sensibilidade é temporária desaparecendo espontaneamente ao final pouco tempo.

COMO A SENSIBILIDADE É TRATADA?

     Assim como qualquer outro problema bucal, o tratamento da sensibilidade começa quando há um diagnóstico adequado. Isso quer dizer que somente seu dentista pode confirmar esse quadro para então indicar a melhor forma de solucioná-lo. 

     São diversas as soluções possíveis, desde recomendações de dieta e escovação, passando por produtos específicos, mas de uso caseiro, até a abordagem em consultório, com produtos e técnicas específicas para tratar cada problema individualmente. 
     
     Em casos mais complexos, o tratamento envolve restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina, culminando com algumas necessidades de desvitalização do dente para a eliminação da sensibilidade. 

     De qualquer forma, a busca rápida por solução acompanhada por profissional tende a fazer com que a solução seja a mais simples e rápida possível. 

     Diariamente em nosso consultório nos deparamos com estas questões, atingindo ótimos resultados no combate a este problema.